terça-feira, 12 de agosto de 2025

“Volta a Portugal: Dia 13 agosto – 6ª etapa - Águeda / Guarda 173,1 quilómetros”


Partida Simbólica: Águeda Avenida 25 de Abril 12:45 horas

 

Por: José Morais

Depois do dia descanso o pelotão percorrerá um perfil ondulante, mas exigente de Águeda até há sempre difícil chegada ao empedrado da cidade mais alta de Portugal Continental, a Guarda.


Três metas volantes, cinco contagens do prémio da montanha, a última de 3ª categoria a coincidir com a meta., instalada na Guarda, que tem chegada marcada para as 17,24 horas.

“Regresso triunfal de Mads Pedersen a casa ao vencer a 1ª etapa da Volta à Dinamarca 2025”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Mads Pedersen regressou em glória à sua terra natal, impondo-se na 1ª etapa da Volta à Dinamarca 2025, após um dia de corrida ofensivo na bicicleta, sustentado pelo trabalho sólido da sua equipa Lidl-Trek.

A fuga inicial contou com seis ciclistas, entre eles alguns nomes sonantes. Julius Johansen, que integra a seleção nacional dinamarquesa mas representa habitualmente a equipa da Emirates, esteve acompanhado por Victor Vercouillie (Team Flanders - Baloise) e Marius Innhaug Dahl (Decathlon AG2R La Mondiale Development Team). A 42 quilómetros da meta, o pelotão partiu em duas frentes e a corrida ganhou novo fôlego com um contra-ataque perigoso de Soren Kragh Andersen (Lidl-Trek).

A tentativa de Kragh Andersen acabaria neutralizada, mas a formação norte-americana manteve o ímpeto. Poucos instantes depois, foi o próprio Pedersen a lançar o seu ataque, com Mattias Skjelmose a colar-se de imediato à roda. A cerca de 20 quilómetros do fim, Johansen e Magnus Bak Klaris eram os únicos sobreviventes da fuga original, mantendo uma vantagem de aproximadamente 20 segundos sobre o duo Pedersen–Skjelmose e um minuto sobre o pelotão principal.

Nos 10 quilómetros finais, Johansen e Bak Klaris seriam alcançados, transformando a frente da corrida num grupo compacto de nove unidades. Nesse momento, a dúvida já não era se seriam apanhados, mas sim quem levaria a melhor no sprint. Johansen voltou a tentar a sua sorte com um novo arranque, mas Skjelmose respondeu de imediato e anulou o movimento.

O desfecho foi decidido ao sprint nesse restrito grupo, e Pedersen não deixou margem para dúvidas. Com uma aceleração dominante nos metros finais, bateu Lukas Kubis e Conrad Haugsted, conquistando a vitória e assumindo, de imediato, a liderança da classificação geral.

 

Top 10 PostNord Tour of Denmark

 

1º Pedersen Mads Lidl-Trek

2º Kubis Lukas Unibet Tietema Rockets

3º Haugsted Conrad Team Coloquick

4º Larsen Niklas BHS-PL Beton Bornholm

5º Blume Levy William Uno-X Mobility

6º Klaris Magnus Bak Airtox-Carl Ras

7º Johansen Julius Denmark

8º Skjelmose Mattias Lidl-Trek

9º Vercouillie Victor Team Flanders-Baloise

10º Pedersen Henrik Uno-X Mobility

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/regresso-triunfal-de-mads-pedersen-a-casa-ao-vencer-a-1a-etapa-da-volta-a-dinamarca-2025

“"Evenepoel não vence uma corrida por etapas do World Tour há mais de dois anos" Será que a Red Bull vai dar asas a Remco Evenepoel?”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A maior saga de transferências no ciclismo profissional masculino chegou finalmente ao fim, e o desfecho foi tão impressionante quanto uma chegada ao topo de uma montanha. Remco Evenepoel vai juntar-se à Red Bull - BORA - Hansgrohe em 2026, com a Soudal - Quick-Step a confirmar oficialmente a rescisão antecipada do seu contrato, originalmente válido até essa temporada.

A transferência de Evenepoel, concretizada através da compra do seu contrato pela Soudal - Quick-Step, não é apenas a maior transferência do ano; é, sem dúvida, uma das mais significativas dos últimos anos. Ainda com apenas 25 anos, o belga tornar-se-á o segundo ciclista mais bem pago do pelotão, ficando apenas atrás de Tadej Pogacar.

No entanto, a grande questão, tal como coloca Rob Hatch, comentador da TNT Sports, no último episódio do seu podcast The Gruppetto, é: será que a Red Bull conseguirá finalmente dar as "asas" à vitória de Evenepoel?

O currículo de Evenepoel é inquestionável, com um título na Volta a Espanha, vitórias em etapas nas três grandes voltas e medalhas de ouro no contrarrelógio mundial e olímpico. Contudo, como Hatch destacou, "Evenepoel não vence uma corrida por etapas do WorldTour há mais de dois anos". A implicação é clara: embora o belga tenha conquistado vitórias notáveis, a sua consistência em corridas de três semanas continua a ser um ponto de análise e escrutínio.

A mudança também levanta questões em outros pontos do pelotão. Hatch observou o potencial efeito de arrastamento na Soudal - Quick-Step, sugerindo que a equipa pode agora distanciar-se das ambições pela classificação geral: "Os primeiros sinais apontam para um regresso à sua antiga identidade nas clássicas e nos sprints", afirmou Hatch.

Com a chegada de Jasper Stuyven e Dylan van Baarle à equipa belga, juntamente com Edward Planckaert, que fez uma excelente campanha na Volta a Itália, a Soudal - Quick-Step aposta numa nova configuração. Por outro lado, na Red Bull - BORA - Hansgrohe, a chegada de Evenepoel traz mais incertezas para Primoz Roglic, outro grande ciclista da classificação geral que já integra a equipa.

Hatch não avançou previsões definitivas, mas considerou a mudança um momento crucial tanto para o ciclista quanto para a equipa: uma oportunidade para a Red Bull BORA se transformar numa verdadeira equipa que discute a vitória em grandes voltas e para Evenepoel redefinir as suas ambições no ciclismo de topo.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/evenepoel-nao-vence-uma-corrida-por-etapas-do-worldtour-ha-mais-de-dois-anos-sera-que-a-red-bull-vai-dar-asas-a-remco-evenepoel

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com